Os alunos da nova turma da Formare Cruzeiro estiveram nas instalações da AmstedMaxion para realização de aula prática com foco em meio ambiente, com o objetivo de mostrar as ações ambientais desenvolvidas pela empresa.
A programação, guiada pelo educador voluntário Ronaldo Rodrigues da Silva Júnior, incluiu visitas às áreas de armazenamento de resíduos, captação/tratamento de água industrial e Viveiro de mudas, onde são produzidas mais de 40 espécies de mudas nativas e frutíferas, para a manutenção do programa de recuperação da vegetação da mata ciliar do Rio Paraíba do Sul, e também para doação aos funcionários e comunidade. Além disso, os alunos realizaram o plantio de uma árvore na Área de Proteção Ambiental (APP).
O programa Formare, mantido há mais de 30 anos no município de Cruzeiro-SP pelas empresas AmstedMaxion, Maxion Structural Components e Maxion Wheels, oferece cursos de educação profissional (ou ensino profissionalizante). As aulas são ministradas pelos próprios funcionários, que são educadores voluntários, nas instalações das empresas. Durante todos esses anos de atividades, o projeto já formou mais de 500 jovens, que hoje estão no mercado de trabalho em diversas empresas de Cruzeiro e região.
Sobre a AmstedMaxion – Nascida a partir da FNV (Fábrica Nacional de Vagões), a AmstedMaxion atualmente é formada pela união das empresas norte-americanas Amsted Rail Inc. e The Greenbrier Companies, além da brasileira Iochpe-Maxion. Localizada em Cruzeiro – SP, possui 79 anos de atuação no mercado ferroviário e industrial, sendo considerada a maior fundição de aço da América do Sul.
Com capacidade instalada de produção de 28 mil toneladas em peças fundidas e 80 mil rodas ferroviárias por ano, a AmstedMaxion utiliza tecnologia de ponta para produzir peças de 10 quilos a 4 toneladas, em aço carbono e baixa-liga.
Desenvolve e produz fundidos ferroviários para truques e sistemas de choque e tração, tais como extremidades fundidas de viga central, engates tipo E e F, braçadeiras fixas e rotativas, aparelhos de choque e tração, hastes de ligação, cruzetas, colares e espelhos. São componentes robustos e com alto desempenho operacional, de fácil manutenção e adequados às altas solicitações e forças de movimentação dos trens atuais, mais pesados e longos. Outro destaque são as rodas ferroviárias fundidas para vagões e locomotivas, produzidas em aço microligado e desenvolvidas com a exclusiva tecnologia Griffin Wheels, líder no mercado norte-americano.
No segmento industrial, produz peças que abastecem os setores de mineração, de máquinas e equipamentos para construção civil/caminhão fora de estrada e sucroalcooleiro. Saiba mais em www.amstedmaxion.com.br.
Compartilhe nas Redes Sociais: