A AmstedMaxion, principal referência sul americana no desenvolvimento e fabricação de fundidos ferroviários e industrial, está entre as finalistas da 31ª edição do Prêmio Revista Ferroviária. A empresa disputa em duas categorias: “Melhor Fabricante de Componentes para Sistemas de Choque e Tração” e “Melhor Fabricante de Componentes para Truques”.
Com um portfólio com mais de 170 peças, desenvolve e produz fundidos ferroviários para truques tais como travessas, laterais, cunhas e rodas, além de componentes para o sistema de choque e tração, tais como extremidades fundidas de viga central, engates tipo E e F, braçadeiras fixas e rotativas, aparelhos de choque e tração, hastes de ligação, cruzetas, colares e espelhos. São componentes robustos e com alto desempenho operacional, de fácil manutenção e adequados às altas solicitações e forças de movimentação dos trens atuais, mais pesados e longos, e produzidos de acordo com os padrões de referência da AAR (Associação Americana de Ferrovias). As rodas ferroviárias fundidas para vagões e locomotivas, são produzidas em aço microligado e desenvolvidas com a exclusiva tecnologia Griffin Wheels, líder no mercado norte-americano.
Destaque para o novo projeto de braçadeiras, aumentando a vida em fadiga significativamente e a durabilidade do item. As mandíbulas também contam com um novo projeto estrutural, garantindo mais robustez e segurança para o produto e para o processo de fabricação.
A tecnologia e inovação norteiam a cultura e princípios da AmstedMaxion, utilizando sempre as mais avançadas ferramentas e softwares no dia-a-dia, através de recursos próprios e também da transferência de tecnologia e troca de expertise com renomadas empresas, Universidades e Institutos de Pesquisa. A área de engenharia aplica técnicas modernas de desenvolvimento, tanto para os processos quanto para os produtos, com softwares de simulação de fluxo, solidificação e usinagem, que oferecem diagnósticos precisos e permitem a definição de um processo seguro, com alta qualidade e competitividade.
Destacamos o FEA no desenvolvimento de produtos e, para a melhoria de processo, utilizamos o Solidworks, Pro/E e o Magma, este último exclusivo para o setor de fundição, que simula a solidificação e enchimento das peças, garantindo assim a qualidade e melhoria contínua dos fundidos. O módulo Magma Steel previne a formação de inclusões de reoxidação, analisa a tendência de formação de zonas de segregação de carbono, prevê propriedades mecânicas obtidas no processo de tratamento térmico, além de prever possíveis distorções e tensões durante o processo. Todos estes recursos e análises complexas capacitam a equipe de engenharia a melhorar a assertividade e reduzir o período de desenvolvimento dos fundidos.
O Prêmio
O Prêmio RF 2023 traz concorrentes em 24 categorias setoriais e cinco categorias especiais. A escolha dos vencedores do Prêmio RF será feita por um Colégio Eleitoral, formado por profissionais do setor metroferroviário, que trabalham nas operadoras de carga e de passageiros, empresas consumidoras, fornecedoras e associações de classe. A votação nas categorias setoriais é cruzada, ou seja, operadores votam em fornecedores e fornecedores escolhem os melhores operadores.
Cada integrante do Colégio Eleitoral receberá por e-mail um link individual para votação. Além da votação direta do Colégio Eleitoral, a escolha dos vencedores também levará em conta, em um sistema de pontuação, a atuação das empresas no período 2020 a 2022.
Os interessados em participar do Colégio Eleitoral devem preencher um formulário de inscrição através do link https://revistaferroviaria.com.br/colegio/. Os profissionais passam por uma avaliação prévia, e então recebem por e-mail um link de acesso à votação, que se encerra no dia 15/04.
Os vencedores serão conhecidos em um jantar no dia 27 de abril, em São Paulo. Na ocasião, será entregue o troféu de Ferroviário do Ano de 2022 ao empresário do agronegócio e presidente do Conselho da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Blairo Maggi. O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (Ferroviário do Ano de 2017), fará a entrega pessoalmente do prêmio a Blairo Maggi.
Sobre a AmstedMaxion
Nascida a partir da FNV (Fábrica Nacional de Vagões), a AmstedMaxion atualmente é formada pela união das empresas norte-americanas Amsted Rail Inc. e The Greenbrier Companies, além da brasileira Iochpe-Maxion. Localizada em Cruzeiro – SP, possui 79 anos de atuação no mercado ferroviário e industrial, sendo considerada a maior fundição de aço da América do Sul.
Com capacidade instalada de produção de 28 mil toneladas em peças fundidas e 80 mil rodas ferroviárias por ano, utiliza tecnologia de ponta para produzir peças de 10 quilos a 4 toneladas, em aço carbono e baixa-liga.
Desenvolve e produz fundidos ferroviários para truques e sistemas de choque e tração, e rodas ferroviárias fundidas para vagões e locomotivas.
No segmento industrial, produz peças que abastecem os setores de mineração, de máquinas e equipamentos para construção civil/caminhão fora de estrada e sucroalcooleiro. Saiba mais em www.amstedmaxion.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa AmstedMaxion
Compartilhe nas Redes Sociais: