Especializada na logística de movimentação de contêineres, a Brado completou neste mês de agosto o primeiro ano de operações focadas no mercado interno. A estratégia da companhia é expandir cada vez mais a sua atuação em operações multimodais customizadas no atendimento às cooperativas e indústrias do País. Como resultado, cerca de 260 mil toneladas passaram a ser movimentadas pelas ferrovias no trecho entre Rondonópolis (MT) e Sumaré (SP). A nova estratégia representa atualmente 35% dos negócios da empresa.
Entre as cargas com maior representatividade, estão o milho e óleo vegetal, que descem do Mato Grosso com destino ao interior paulista. Em direção ao Centro-Oeste, o fluxo é diversificado em alimentos, bebidas, produtos de limpeza, materiais de construção, entre outros.
A Companhia possui operações dedicadas de farinha de trigo, piso cerâmicos, materiais de higiene e limpeza e bebidas como cervejas e refrigerantes. Uns dos maiores itens de consumo do Brasil estão sendo transportados em contêineres pela ferrovia e com perspectiva para crescimento.
“Os contêineres são preparados conforme as especificidades de cada produto, garantindo integralmente a qualidade e segurança durante todo processo, desde a saída até o destino”, explica Douglas Goetten, gerente executivo de cargas dry da Brado Logística.
Segundo Goetten, os contêineres do tipo dry, destinado às cargas gerais como commodities, produtos florestais, bens industriais, químicos e mercadorias de consumo representam em média 80% das operações do mercado interno.
“Utilizamos nossa expertise no mercado de exportação e adaptamos para o mercado brasileiro. Por meio de soluções customizadas conseguimos atingir um bom percentual na indústria nacional nesse primeiro ano”, afirma.
Além das cargas secas, produtos frigorificados também fazem parte do escopo de operação do mercado interno. Carnes congeladas saem de cidades do Mato Grosso para abastecer a grande São Paulo. Este tipo de operação é realizada com contêineres reefer e garantem de forma linear o abastecimento de produtos direcionados para as festas natalinas. A solução oferece mais segurança e regularidade para a logística de proteína animal.
Em números, a companhia registra uma média de movimentação mensal de 650 contêineres dry e 150 reefer que partem de Rondonópolis com destino a Sumaré. Em relação as cargas oriundas do município paulista, a média mensal é de 250 contêineres.
No comparativo entre o primeiro mês de operação com julho de 2018, o crescimento foi superior à 110% na movimentação. Todos os processos envolvem a multimodalidade entre trens e caminhões. A movimentação é rastreada 24 horas por dia e abrange um raio de cerca de 300 quilômetros no entorno das cadeias logísticas de Campinas e Cuiabá.
A Brado é referência nacional em serviços de logística de contêineres. Possui estrutura própria composta por 16 locomotivas, mais de 3 mil contêineres e 2,4 mil vagões, equipamentos, armazéns e terminais, complementadas por meio de parcerias estratégicas nos principais centros de consumo do país. Com atuação cada vez mais adaptada às necessidades do mercado de importação, exportação e mercado interno, a empresa preza pela excelência na movimentação de contêineres no Brasil, focado na integração multimodal.
Fonte: Loures Consultoria
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