As empresas Greenbrier Maxion e AmstedMaxion, originárias da Fábrica Nacional de Vagões (FNV) – a primeira fábrica de vagões do Brasil, estão completando 77 anos de atividades no dia 22 de outubro. As empresas, que aliam tradição e expertise à alta tecnologia e inovação, possuem uma trajetória de sucesso que conecta, há mais de 7 décadas, milhares de histórias e pessoas, provendo as ferrovias, através do desenvolvimento de vagões, à movimentação segura e eficiente de mercadorias essenciais para o abastecimento do Brasil e do mundo, além de fomentar os setores de mineração e de máquinas para construção através das peças produzidas na fundição.
Fundada em 1943, no governo Getúlio Vargas, a primeira fábrica de vagões do Brasil teve como objetivo fortalecer a indústria nacional e ampliar a ferrovia no Brasil. Em 1990, a FNV foi adquirida pelo grupo brasileiro Iochpe que, em 1998, devido à crescente expansão de suas atividades, decidiu dividir a empresa em duas unidades distintas: a Maxion – Fundição e Equipamentos Ferroviários, voltada para o setor ferroviário e fundição; e Maxion Componentes Estruturais, atuando no setor de autopeças e Implementos Rodoviários.
A AmstedMaxion foi formada em 2000, a partir de uma joint venture entre a brasileira Iochpe Maxion e a americana Amsted Industries, com unidades em Cruzeiro e Hortolândia.
Em 2017, a fabricante americana de vagões The Greenbrier Companies se tornou acionista na fundição e majoritária na unidade de vagões em Hortolândia, que passou a ter o nome de Greenbrier Maxion. Hoje, as duas empresas Greenbrier Maxion e AmstedMaxion formam a maior operação ferroviária integrada na América do Sul, oferecendo aos seus clientes soluções completas, inovadoras e sustentáveis.
Embora este seja um momento de pandemia e incertezas geradas pelo Coronavírus, nosso papel no mercado permanece vital. Mantivemos nossas linhas de produção ativas, atentos às medidas e recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), comprovando a força das empresas que está ainda mais evidente: atender as demandas do mercado, contribuindo com o desenvolvimento do setor de transporte e infraestrutura do Brasil, com nossos vagões e peças fundidas, criando caminhos para o progresso do país.
Com muito orgulho celebramos mais um ano de existência, desejando que
nossos produtos e serviçossempre possam criar conexões
inesquecíveis.
Greenbrier Maxion – Sempre atenta às mudanças e ao dinamismo do setor, desenvolve e produz todos os tipos de vagões, com tecnologia diferenciada e design inovador. Os vagões GBMX possuem tara reduzida e maior capacidade de carga, aumentando assim a tonelada transportada por trem. A facilidade na manutenção dos ativos e carga e descarga automatizadas permitem maior confiabilidade e disponibilidade dos trens.
Nossos truques ferroviários são produzidos com tecnologia de ponta para garantir o melhor desempenho dinâmico e menor risco de descarrilamento.
Outro destaque da Greenbrier Maxion é a linha especializada em serviços ferroviários, que recebe vagões que necessitam de revisão, manutenção, reforma e transformação. Com isso, as operadoras concentram seus esforços no foco principal de seu negócio, diminuindo suas preocupações referentes à manutenção.
AmstedMaxion – Referência na fabricação e no fornecimento de fundidos ferroviários e industriais, a empresa utiliza tecnologia de ponta para atender os mercados interno e externo, exportando para países da América do Sul, África, Ásia e Estados Unidos. Produz e comercializa uma diversificada linha de fundidos ferroviários para o sistema de truque (travessa, lateral, cunha) e sistema de choque e tração de vagões (ponteira, braçadeira, engate, mandíbula, cruzeta, aparelho de choque).
As rodas ferroviárias AmstedMaxion são produzidas em aço microligado, mais resistente e de alta performance. A linha de rodas para vagões e locomotivas opera há 40 anos e utiliza a mesma tecnologia de um dos grandes fabricantes mundiais do segmento, a Griffin Wheel Company, uma empresa do grupo Amsted Rail, que detém a tecnologia das rodas com perfil parabólico, padrão de referência pela Associação Americana de Ferrovias (AAR).
No setor industrial, utiliza tecnologia de ponta para produzir peças de 10 quilos a cinco toneladas, em aço carbono e baixa-liga, completamente usinadas, atendendo setores de mineração e máquinas e equipamentos para construção civil.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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