Valor Econômico – Na semana passada, Haddad mencionou o tema ao dizer que havia discussões sobre o assunto no governo
O presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, afirmou hoje que, em carta endereçada à instituição e entregue assinada a ele, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se comprometeu a criar um mecanismo para a indústria de transformação equivalente ao Plano Safra.
Segundo Josué, a formulação é do próprio ministro, que entregou o documento a ele na sexta-feira passada. “Ele se comprometeu a colocar na próxima LOA (Lei Orçamentária Anual), trazendo recursos para a indústria de transformação”, afirmou.
Na sequência, o presidente da Fiesp defendeu a implementação do mecanismo: “É inconcebível que a gente não possa ter algo semelhante. Por que tem no setor agrícola e não tem algo equivalente para a indústria de transformação?”.
Na semana passada, Haddad mencionou o tema ao dizer que havia discussões sobre o assunto no governo. “O Plano Safra é conhecido porque é uma coisa muito transparente, com a qual os economistas em geral concordam, que é o fomento da produção agrícola no país, e que há mais de duas décadas trouxe ganhos de produtividade muito expressivos no país”, disse o ministro.
Josué listou ainda outros três itens que, segundo ele, Haddad se comprometeu a apoiar ou defender: a implementação de um sistema de depreciação super acelerada (quando a empresa contabiliza um valor de desgaste de maquinário acima do usual), o que, segundo ele traria maior retorno aos investimentos e permitiria aumento do investimento em bens de capital; apoio à aprovação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) no Congresso, o principal item da reforma tributária; e comprometimento com a queda da Selic, “ainda que seja uma questão do Banco Central”.
Fonte: Valor Econômico (https://valor.globo.com/politica/noticia/2023/04/03/josue-gomes-diz-que-haddad-esta-comprometido-com-um-plano-safra-para-a-industria.ghtml)
Share on social media