O projeto Nova Ferroeste passará por uma análise para avaliação dos possíveis impactos ambientais
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, (Ibama) emitiu a Autorização de Captura, Coleta e Transporte de Material Biológico (Abio) para o projeto da Ferrovia EF-277, a Ferroeste que ligará Mato Grosso do Sul aos portos do Paraná.
Esta é a mais importante etapa no processo de licenciamento ambiental do projeto, que foi qualificado no PPI por meio do Decreto nº 10.487 / 2020.
As amostragens coletadas em campo serão utilizadas para avaliação de impactos ambientais que podem ser ocasionados na área do projeto da Nova Ferroeste.
Após a conclusão dos estudos, um debate será realizado com uma sociedade, para um concesso das ações que deveram ser realizada a partir do levantamento diagnóstico Ambiental.
A secretária de Apoio ao Licenciamento Ambiental e à Desapropriação do PPI, Rose Hofmann, explica que, “com a emissão da Abio, a empresa de consultoria contratada para a preparação do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA / RIMA) pode iniciar os levantamentos de campo relacionado à fauna, isto é, pode realizar as atividades de monitoramento da fauna terrestre localizada na área do projeto ”, saliente.
O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, informou que um trabalho em conjunto entre Mato Grosso do Sul e o estado do Paraná tem rendido bons resultados.
“Temos trabalhado conjuntamente com o governo do Paraná e com a empresa contratada para realização dos estudos ambientais. Com a emissão dessa autorização, avança o projeto dentro do cronograma previsto e confirmação nossa previsão de que a licitação saia até fim do ano ”, pontuou.
É previsto que a Nova Ferroeste, com extensão estimada de 1.370 km, tenha abrangência de novos trechos e a criação do corredor ferroviário de exportação ligando o polo produtor de grãos do Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná ao porto de Paranaguá.
A iniciativa atende ao objetivo de ampliar o malha nacional, de modo a atender ao transporte de cargas, voltado à exportação, favorecendo a economia do Estado e a segurança no transporte de cargas.
Fonte: Correio do Estado
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