A assinatura do contrato de concessão do trecho I da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol I) com a Bamin está marcada para o próximo dia 2 de setembro, na Bahia, afirmou o secretário nacional de Transportes Terrestres Marcello da Costa, do Ministério da Infraestrutura. A formalização do acordo, após o leilão ocorrido em abril deste ano, na qual a mineradora foi vencedora com proposta única, estava previsto para meados de agosto.
Com a assinatura do contrato, a empresa de fato assume a concessão do trecho de 537 km entre Ilhéus e Caetité, e terá 180 dias para elaborar um programa detalhado de ações, para ser entregue à ANTT. Só depois desses trâmites que a Bamin poderá colocar em prática os investimentos previstos de R$ 3,3 bilhões nos próximos cinco anos para concluir a ferrovia (trecho I, que está com 74% das obras físicas finalizadas) e comprar material rodante (16 locomotivas e 1.107 vagões, inicialmente). A encomenda do material rodante deverá começar a ser feita em 2024, disse Eduardo Ledsham, presidente da Bamin, em entrevista na edição Março-Abril 2021 da Revista Ferroviária.
Fico
O lançamento da pedra fundamental da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), em Mara Rosa (GO), foi adiado mais uma vez pelo Ministério da Infraestrutura. Previsto inicialmente para acontecer no primeiro semestre de 2021, o evento foi transferido para o início de agosto, mas agora a pasta fala em setembro, sem uma data definida, por enquanto.
O processo de desapropriação do trecho entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT) tem sido apontando como o motivo dos atrasos para o início da obra. As obras estão a cargo da Vale (por meio do mecanismo de outorga cruzada com a renovação do contrato da EFVM), mas a imissão de posse ao longo da ferrovia é de responsabilidade do governo federal. A meta era montar os canteiros a partir dos primeiros 80 km desapropriados. O contrato estabelece, no entanto, que as obras podem começar efetivamente nos 30 km iniciais, enquanto os outros 50 km serão desapropriados em paralelo.
As obras da Fico vão começar em Mara Rosa, onde está prevista conexão com a Norte-Sul. A ferrovia terá 383 km em bitola larga e 22 pátios de cruzamento ao longo do trecho. O prazo para construção é de cinco anos, ao custo de R$ 2,73 bilhões. Sem as desapropriações finalizadas, a Vale segue com o trabalho de pré-implantação, executando, segundo a companhia, sondagem de campo, desenvolvimento do projeto executivo e atividades ambientais predecessoras à obra.
Fonte: Revista Ferroviária (https://revistaferroviaria.com.br/2021/08/minfra-divulga-data-de-assinatura-do-contrato-da-fiol-i/)
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