Usinagem-Brasil – A Mahindra&Mahindra, empresa indiana fabricante de automóveis, máquinas agrícolas e uma das maiores fabricantes mundiais de tratores, colocou em curso um plano de expansão global. O planejamento inclui o mercado brasileiro, onde a empresa já opera há seis anos e conta com instalações para a montagem de equipamentos em Dois Irmãos (RS) e em Canoas (RS), esta em parceria com a Arthol.
A intenção de instalar uma fábrica no Rio Grande do Sul já havia sido ventilada pela direção da empresa no Brasil, durante a Agrishow, no final de abril. A confirmação veio recentemente com uma entrevista de Hemant Sikka, presidente do Setor de Equipamentos Agrícolas da Mahindra ao The Economic Times, da Índia.
“Nós estamos apostando no Brasil. Eu estou muito otimista com o nosso futuro no país. No cenário global atual, o Brasil tem se tornado uma das mais importantes exportadores de grãos”, disse o executivo. “Existe um enorme potencial de exportação a partir do Brasil e nós dobramos nossa participação de mercado e esperamos crescer ainda mais com a nova unidade fabril”.
De fato, a companhia registrou aumento superior a 40% nas vendas em 2021. Neste ano, o faturamento nas concessionárias cresceu 81% e, nas vendas diretas, 64%. Segundo Sikka, em um curto período de tempo, a marca já alcançou 5% de participação de mercado brasileiro.
Na linha de tratores, a Mahindra já conta com instalações de manufatura ou montagem em três dos maiores mercados do mundo: Estados Unidos, Turquia e Índia. A futura base no Brasil vai fortalecer a presença da marca no sexto maior consumidor de tratores do mundo.
Além disso, a marca adquiriu recentemente, de seu distribuidor local, as operações de Vendas e Marketing de tratores na África do Sul, para ter um melhor foco na comercialização. A companhia, com a nova geração da plataforma K2 da Mitsubishi Agriculture Machinery e os tratores da marca Armatrac da Erkunt, da Turquia, quer penetrar fortemente na Europa Ocidental e Sudeste da Ásia nos próximos anos.
NOVAS LINHAS – De acordo com Jak Torretta Jr., diretor-geral da Mahindra no Brasil, o objetivo da multinacional é triplicar sua capacidade de produção atual no RS. O município onde será instalada a planta ainda não está definido, mas Dois Irmãos, por já ser a sede da empresa, sai na frente.
O objetivo é dar início às obras ainda em 2022 e a produção no próximo ano. Além de tratores, também está sendo avaliada a produção de outras máquinas, como colheitadeiras.
Fonte: Usinagem-Brasil (https://www.usinagem-brasil.com.br/51484-rs-vai-ganhar-nova-fabrica-de-tratores/)
Share on social media