Com mais de 14 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU) de soja transportadas no primeiro semestre de 2018, a Rumo registrou um crescimento de 17,5% no volume do produto comparado ao mesmo período do ano passado. Os resultados refletem os investimentos em aumento de capacidade para atender a demanda crescente do principal grão cultivado no país.
Segundo os dados do boletim de agosto, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção da soja teve um incremento de 14,5 milhões de hectares novos nas últimas 12 safras. O valor corresponde à cerca de 57% da área total semeada com grãos no Brasil.
Presente em seis estados (RS, SC, PR, MS, MT E SP) a concessionária atende os três principais polos de produção: Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, que juntos correspondem a mais da metade dos 118,9 milhões de toneladas previstas na safra deste ano.
Na região Centro-Oeste, a empresa administra o principal corredor ferroviário de exportação. Os grãos saem do terminal ferroviário de Rondonópolis com destino ao Porto de Santos. No segundo trimestre deste ano, a carga de soja transportada cresceu 25% nas movimentações que englobam o trecho.
No Sul, os principais ramais de exportação ligam a cadeia produtiva aos portos de Paranaguá (PR), São Francisco (SC) e Rio Grande (RS). No comparativo do último trimestre, o volume total subiu 26,2% na operação. Conforme a Conab, a estimativa de soja exportada é de 74 milhões de toneladas.
Sobre a Rumo
A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A companhia opera 12 terminais de transbordo, 6 terminais portuários e administra mais de 12 mil km de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A base de ativos é formada por 1.000 locomotiva e 25.000 vagões.
Fonte: Diário dos Campos
Share on social media