Relegado a segundo plano por várias décadas, o setor ferroviário está reconquistando espaço a reboque do crescimento da economia brasileira. O transporte ferroviário de cargas, por exemplo, voltou a competir com o modal rodoviário e a expectativa é que tenha resultados expressivos ao longo dos próximos dez anos.rn
rnA próxima década promete ser extremamente promissora para o setor ferroviário, tanto para o transportes de cargas quanto para o de passageiros”, disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate.rn
rnDe acordo com dados da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), entre 1997 e 2009 o transporte ferroviário de cargas cresceu 77,4%, quase o dobro dos 39,5% de aumento do Produto Interno Bruto (PIB). Na ”nova era do transporte ferroviário”, conforme a entidade classifica o período, a produção ferroviária nacional cresceu 77,4%, saltando de 137,2 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil) para 243,4 bilhões de TKU.rn
rnAo participar, essa semana, da abertura de uma feira de negócios do setor, na capital paulista, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, destacou o bom momento porque passa o transporte ferroviário. Segundo ele, a expansão da malha e o crescimento da atividade econômica vão exigir a compra de pelo menos 40 mil vagões de cargas, 4 mil carros de passageiros e de 2,1 mil locomotivas nos próximos dez anos.rn”
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