A exposição “Fábrica: história, memórias e vidas em Cruzeiro”, que apresenta imagens fotográficas que contam a história da primeira fábrica de vagões do Brasil, foi prorrogada até o dia 6 de dezembro, no Museu Major Novaes, em Cruzeiro/SP. Além das imagens fotográficas, os visitantes poderão ver algumas das peças produzidas na fundição da empresa, que atende os mercados ferroviário e industrial.
Originária da Fábrica Nacional de Vagões (FNV), a AmstedMaxion iniciou suas atividades em 22 de outubro de 1943, quando, no governo Getúlio Vargas, decide criar a FNV – Fábrica Nacional de Vagões, com o intuito de fortalecer a indústria nacional e ampliar a ferrovia no Brasil. Em 1990, a FNV foi adquirida pelo grupo brasileiro Iochpe que, em 1998, devido à crescente expansão de suas atividades, decidiu dividir a empresa em duas unidades distintas: a Maxion – Fundição e Equipamentos Ferroviários voltada para o setor ferroviário e fundição; e a Maxion Componentes Estruturais, atuando no setor de autopeças e Implementos Rodoviários. A partir de uma joint venture entre a brasileira Iochpe-Maxion e a americana Amsted Industries Inc, foi formada em 2000 a AmstedMaxion.
Sobre a AmstedMaxion
A AmstedMaxion é hoje referência na fabricação e no fornecimento de fundidos ferroviários e industriais da América do Sul, atendendo aos mercados interno e externo, exportando para países da América do Sul, África e Estados Unidos.
A empresa utiliza tecnologia de ponta para produzir peças de 10 quilos a seis toneladas, em aço carbono e baixa-liga, atendendo setores de mineração, máquinas e equipamentos para construção civil, sucroalcooleiro e ferroviário.
Produz uma diversificada linha de fundidos ferroviários e outros componentes, tais como: sistemas de choque e tração, pontas de viga central fundida, espelhos, travessas, laterais e hastes de ligação. Outro destaque são as rodas ferroviárias fundidas, produzidas em aço microligado e desenvolvidas com a exclusiva tecnologia Griffin, líder no mercado norte-americano, cumprindo todas as especificações e normas estabelecidas pelas mais rigorosas ferrovias do mundo.
Serviço:
Exposição “Fábrica: história, memórias e vidas em Cruzeiro”
Exposição: até 6 de dezembro, das 8h às 17h
Local: Museu Major Novaes – Av. Jorge Tibiriçá, s/n – Vila Canevari, Cruzeiro
Gratuito
Fonte: Assessoria de Imprensa AmstedMaxion
Compartilhe nas Redes Sociais: