Fabricação de máquinas e equipamentos cresce mais de 10% no RS e sobram empregos no setor

Rádio Uirapuru – A fabricação de máquinas e equipamentos segue em alta no Rio Grande do Sul. No acumulado de janeiro a maio, a produção física desse segmento da indústria cresceu 10,8% no Estado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O segmento de máquinas e equipamentos também avançou 11,4% nas compras industriais nesse período no Estado.

Conforme o presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul – SIMERS, Cláudio Bier, o Estado possui inúmeras empresas do setor, espalhadas por diferentes regiões, além da força do agronegócio que impulsiona a produção. Bier destaca que no ano passado as indústrias do setor já haviam crescido 34% e 2022 segue nessa tomada de fortalecimento da produção de máquinas, onde 63% dos equipamentos agrícolas vendidos no Brasil, são produzidas no Rio Grande do Sul. Outro dado interessante é que os gaúchos consomem apenas 11% das máquinas produzidas aqui, o restante é comercializado fora do Estado e do país.

Em relação a geração de empregos, o presidente do Simers destaca que falta mão de obra para o setor. As vagas que exigem maior qualificação como soldador, torneiro mecânico, entre outros é praticamente impossível de encontrar trabalhadores. Bier destaca que as empresas estão ofertando cursos e qualificação para funcionários que já estão na empresa para conseguir suprir a demanda de mão de obra qualificada. Nos demais setores, onde não exige muita qualificação sobram vagas de trabalho, visto a grande demanda de produção.

Sobre a falta de insumos e matéria-prima, enfrentado durante a pandemia, a situação está normalizada, de acordo com o presidente do sindicato. Apenas alguns itens como componentes eletrônicos e chips ainda registram demora na entrega.

Foto: captura de tela Rádio Uirapuru

Fonte: Rádio Uirapuru (https://rduirapuru.com.br/fabricacao-de-maquinas-e-equipamentos-cresce-mais-de-10-no-rs-e-sobram-empregos-no-setor/)

Compartilhe nas Redes Sociais:

©2024 | AmstedMaxion Criando Caminhos | Todos os direitos reservados