A novela vinha de longa data e finalmente o governo federal editou um decreto que qualifica a Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste) no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) e cria o comitê de governança do projeto. O objetivo da parceria com a iniciativa privada é aumentar a extensão da ferrovia, formando 1.370 quilômetros e chegando a Maracaju, em Mato Grosso do Sul.
Atualmente são cerca 250 quilômetros de extensão, liga os municípios paranaenses de Guarapuava a Cascavel, com interligação até o Porto de Paranaguá, no litoral. As obras, além da ligação com o MS também prevêem a construção de uma nova ferrovia entre Guarapuava e Paranaguá e a construção de um ramal multimodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu. Além disso, há o objetivo de interligar esse novo trecho à Ferrovia Norte-Sul.
A expectativa é colocar a ferrovia em leilão na B3 até o final de 2021. A ferrovia é considerada fundamental para tapar os gargalos regionais de transporte, facilitando o escoamento da safra de grãos, farelo de soja, etanol e açúcar sul-matogrossenses até o porto. Há uma estimativa inicial de investimento total na ordem de R$ 8 bilhões.
Fonte: Agrolink
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