Originárias da Fábrica Nacional de Vagões (FNV), as empresas Greenbrier Maxion e AmstedMaxion comemoram 76 anos no dia 22 de outubro. A empresa foi fundada em 1943, quando, no governo Getúlio Vargas, decidiu-se criar a primeira fábrica de vagões do Brasil, com o intuito de fortalecer a indústria nacional e ampliar a ferrovia no Brasil.
Em 1990, a FNV foi adquirida pelo grupo brasileiro Iochpe que, em 1998, devido à crescente expansão de suas atividades, decidiu dividir a empresa em duas unidades distintas: a Maxion – Fundição e Equipamentos Ferroviários, voltada para o setor ferroviário e fundição; e Maxion Componentes Estruturais, atuando no setor de autopeças e Implementos Rodoviários.
A AmstedMaxion foi formada em 2000, a partir de uma joint venture entre a brasileira Iochpe Maxion e a americana Amsted Industries, com unidades em Cruzeiro e Hortolândia. Em 2017,
a gigante americana fabricante de vagões The Greenbrier Companies se tornou acionista nas unidades ferroviárias da companhia e majoritária na unidade de vagões em Hortolândia, que passou a ter o nome de Greenbrier Maxion. Hoje, as duas empresas Greenbrier Maxion e Amsted Maxion formam a maior operação ferroviária integrada na América do Sul, oferecendo aos seus clientes soluções completas de produtos e serviços.
Greenbrier Maxion – Sempre atenta às mudanças e ao dinamismo do setor, desenvolve e produz todos os tipos de vagões, com tecnologia diferenciada e design inovador. Os vagões GBMX possuem tara reduzida e maior capacidade de carga, aumentando assim a tonelada transportada por trem. A facilidade na manutenção dos ativos e carga e descarga automatizadas permitem maior confiabilidade e disponibilidade dos trens.
O destaque entre os vagões fica para a linha de vagões Hopper, utilizado para o transporte de grãos, açúcar, milho, soja, farelo, entre outros, que tem como destaque para a tecnologia de carga e descarga automatizadas, que possibilita o acionamento das tampas de carga através de um sistema pneumático. As famílias de vagões de carga incluem ainda os vagões Gôndola para o transporte de minério de ferro, com destaque para o vagão GDU, de maior capacidade de transporte produzido pela empresa e o primeiro direcionado ao mercado brasileiro com truque 7”x12”; vagões Plataforma para atender o transporte de contêineres, que transportam contêineres alinhados e empilhados atendendo as necessidades de seus clientes de acordo com a infraestrutura férrea; e vagões Tanque, para transporte de derivados do petróleo, cimento e ácido sulfúricos, entre outros, com maior capacidade volumétrica e menor tara, além de sistemas que agilizam a descarga são as inovações tecnológicas, com destaque para o vagão TCT, o maior tanque do mundo com 118 mil litros, desenvolvido com estrutura autoportante.
Os truques Greenbrier Maxion são produzidos com tecnologia de ponta para garantir o melhor desempenho dinâmico e menor risco de descarrilamento. Entre as principais inovações, o destaque é o truque premium Motion Control com tecnologia patenteada providos de adaptadores especiais de rigidez controlada (Adapter Plus) que ajudam na dinâmica dos vagões de alta carga por eixo, além de permitir ajustes de suspensão e amortecimento variável com a lotação dos vagões.
Outro destaque da Greenbrier Maxion é a linha especializada em serviços ferroviários. Instalada em um galpão dedicado, a linha de Serviços recebe vagões que necessitam de revisão, manutenção, reforma e transformação. Com isso, as operadoras fiquem livres de preocupações e custos elevados referentes à manutenção, concentrando esforços no foco real de seu negócio. Entre as principais vantagens, os destaques são: maior confiabilidade e disponibilidade; melhor a produtividade; redução de backlog de manutenção; redução de custos indiretos, gestão de materiais e diminuição de trem-hora-parada, além da reciclagem e reaproveitamento de materiais e peças. Os projetos, assim como alguns serviços, são tratados como demandas independentes, personalizadas e pensadas para as necessidades específicas de cada cliente. Já os serviços de sistemas e os de componentes podem ser realizados de modo completo ou isolados. Entretanto, a melhor opção, que garante maior abrangência a custos menores, é a Manutenção Integrada.
AmstedMaxion – Referência na fabricação e no fornecimento de fundidos ferroviários e industriais da América do Sul, atende aos mercados interno e externo, exportando para países da América do Sul, África e Estados Unidos. Utiliza tecnologia de ponta para produzir peças de 10 quilos a seis toneladas, em aço carbono e baixa-liga, atendendo setores de mineração, máquinas e equipamentos para construção civil, sucroalcooleiro e ferroviário.
A AmstedMaxion produz e comercializa ainda uma diversificada linha de fundidos ferroviários e outros componentes, tais como: travessa, lateral, cunha, sistema de choque e tração (ponteira, braçadeira, engate, mandíbula, cruzeta, aparelho de choque). Utilizando técnicas de Planejamento de Experimentos e Algoritmos de Otimização, foi desenvolvida e patenteada uma nova liga com características superiores aos aços tradicionalmente aplicados a estes componentes, com aumento particular da resistência à fadiga. Usada nos componentes do Sistema de Choque e Tração, a versatilidade da nova liga permite que seja aplicada em outros componentes submetidos a um alto nível de solicitação.
As rodas ferroviárias AmstedMaxion são produzidas em aço microligado, mais resistente e de alta performance. Conhecido por sua alta resistência, é produzido com composições químicas especialmente desenvolvidas para que sejam otimizadas suas propriedades mecânicas. Com tratamento térmico específico, apresenta diversas vantagens, incluindo o aumento do limite de escoamento e a faixa de dureza (BHN), com melhoria significativa na profundidade de endurecimento, uma vez que está constatada que quanto maior a dureza menor a taxa de desgaste e, consequentemente, a melhoria da performance em campo. O destaque atual é a linha de rodas ferroviárias para locomotiva, com o desenvolvimento da roda de 42”, em teste nas principais operadoras ferroviárias brasileiras, além das rodas de locomotivas de 36” e 40” já produzidas. A empresa vem investindo na atualização tecnológica de sua linha de produção com novo equipamento de ultrassom (phased array), implantação de robôs, novos tornos de usinagem CNC, automação de processos e melhores práticas operacionais, gerando dessa forma maior eficiência na fabricação e aumento da capacidade de produção.
Fonte: Assessoria de Imprensa AmstedMaxion e Greenbrier Maxion
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