Levantamento realizado pela Empresa de Pesquisa Energética é usado para embasar as demandas do planejamento energético no Brasil a longo prazo
CNN Brasil – A nota técnica “Cenários Econômicos 2022-2031?, publicada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), aponta que o setor industrial deve apresentar o maior crescimento na próxima década, avançando em média 3,1% ao ano. O levantamento foi produzido pelo órgão com o objetivo de subsidiar as estratégias para o planejamento energético nacional, a médio e longo prazos.
Segundo o estudo, entre os principais setores produtivos do país, a expectativa é de que os serviços tenham o segundo maior avanço, com uma expansão média de 3% ao ano, entre 2022 e 2031. Em seguida, vem o setor agropecuário, com previsão de aumento médio de 2,8% ao ano.
O documento explica que, em termos setoriais, a indústria deve liderar o processo de recuperação, com crescimento mais elevado que os demais, impulsionada pela indústria de transformação e pela indústria extrativa, esta última beneficiada pela melhoria da economia mundial. “Apesar do bom desempenho, o setor apresentou uma desaceleração no início do segundo semestre de 2021 em função de problemas relacionados ao aumento dos custos e falta de disponibilidade de insumos produtivos, o que vem colocando restrições à atividade industrial no país e no mundo”, afirma a nota técnica.
Fonte: CNN Brasil (https://www.cnnbrasil.com.br/business/industria-e-o-segmento-que-mais-deve-crescer-anualmente-nesta-decada-aponta-epe/)
Compartilhe nas Redes Sociais: